domingo, 21 de março de 2010

Ementa do dia do Pai I

Não foi a primeira vez que fizemos este bacalhau. Dá um bocadinho de trabalho a fazer mas, no final o resultado é maravilhoso!
Foi mais uma receita que "copiamos" do blog da Galinha Maria. Dêem um salto ao blog dela que tem lá receitas maravilhosas, o difícil é saber qual escolher.

Ingredientes:
800g de bacalhau desfiado, ou migas
2 cebolas grandes
2 alhos franceses
3 cenouras raladas
Batata cozida q.b. cortadas às rodelas
1 pacote de 500 ml de molho Bechamel (usamos sempre o do Pingo Doce)
Azeitonas desencaroçadas e cortadas q.b. (não usamos)
5 ou 6 dentes de alho
Coentros q.b. (não usamos)
4 ovos cozidos
Azeite

Preparação:
Comece por cozer as batatas e os ovos. Reservar. Numa frigideira, cobrir meio fundo com azeite e levar as cebolas a alourar. Quando estiverem bem macias, retirar do lume e cobrir o fundo de um tabuleiro. Colocar por cima das cebolas uma camada de batatas. Na mesma frigideira, colocar novamente azeite q.b. para saltear o alho francês cortado em rodelas finas, juntamente com a cenoura ralada. Quando os legumes estiverem macios, colocar por cima da camada de batatas.
Novamente na mesma frigideira, colocar azeite, os dentes de alho cortado em rodelas muito finas e os coentros a gosto. Quando o azeite estiver quente, juntar o bacalhau e deixar cozinhar até secar a água que o bacalhau liberta. Colocar por cima dos legumes no tabuleiro.
Para terminar, cobrir com uma nova dose de batatas, os ovos cortados às rodelas e as azeitonas. Regar com molho bechamel de forma uniforme para gratinar.
Esta parte não vinha na receita da Galinha Maria, mas colocamos por cima do molho alho em pó e pão ralado.
Bom apetite!

(pedimos desculpa pela qualidade da foto mas, foi tirada com o telemóvel)

Sem comentários: