terça-feira, 16 de junho de 2009

Massa fresca








Já algum tempo compramos uma máquina de fazer massa. Ainda não teve muito uso mas, a massa fica deliciosa.
Fica aqui a "reportagem" de quando fizemos a massa e fica também a receita que tiramos da net. Esta receita, apesar de ser mais fácil da fazer com a máquina, também se faz bem sem ela.
Ingredientes:
350g de farinha sem fermento
3 ovos
Sal q.b.
Preparação:
Deite a farinha numa tigela, fazendo uma "cova" no centro. Deite dentro os ovos e o sal. Comece a incorporar a farinha com a ajuda de um garfo, que irá usando em círculo na junção dos ingredientes. Depois de totalmente incorporada, trabalhe um pouco a massa dentro do recipiente, passando em seguida para uma superfície lisa polvilhada com farinha. Trabalhe a massa pegando numa das pontas e sobrepondo-a à restante, empurrando-a de seguida com a palma da mão. Deixe a massa descansar 20 min.
Para ser mais fácil, a massa deveria ser moldada com uma máquina própria, contudo, pode também ser moldada à mão: estenda a massa bastante bem, espalhe farinha por toda ela, dos 2 lados e enrole num "chouriço espalmado".
Fettuccine: corte o "chouriço" em tiras de +- 1 dedo de largura; Tagliolini: corte o "chouriço" em tirinhas finas; Raviolis: são feitos com a massa estendida, sobre a qual se põem bocadinhos de recheio. Dobra-se a massa por cima do recheio, calca-se à volta e corta-se com um corta massas ou um copo.

Sem comentários: